VILA ANÃ

Distância em barco de um município: 4 horas
Representante: Ailson

(segunda 5/9)  Fomos à Vila Anã onde estava acontecendo o  quinto dia do Festival Piracaião, organizado pelo coletivo Jovem Tapajônico. Era o Dia Nacional da Amazônia e o grupo de jovens da vila havia terminado de redigir o manifesto “Amazônia de Pé” e fizeram uma performance com seus corpos formando os dizeres “SOMOS AMAZÔNIA” que foi fotografado por drone e pode ser visto no link: https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/festival-piracaiao-destaca-protagonismo-juvenil-na-defesa-da-amazonia/. 

O cais estava interditado pela falta de um pedaço da ponte. Fotografamos um panapaná (em tupi), uma nuvem de borboletas verdes e amarelas na praia. Falamos com o presidente da comunidade, mas todos os jovens estavam engajados na cerimônia final de encerramento da festa. Pedrinho, André e eu fomos entrevistar Dona Odila na sede da pousada. No caminho, chegando à sua casa um macaquinho zogue-zogue pulou do galho para ir ao seu encontro, mas antes foi agarrado por um cachorro grande que lhe mordeu a coluna vertebral. Dona Odila correu gritando com o cachorro, mas o estrago já estava feito. Odila, que chorava, pegou o macaquinho nos braços, mas ele se esticou, sinal que ia morrer. Vomitou saliva. Ela deixou o macaquinho que ainda estava de olhos abertos numa cesta na sombra da casa, mas quando voltamos estava morto. Tristeza! Fomos à pousada e a entrevista de uma hora foi uma das melhores dessa temporada no Gaia. Ao final Dona Odila me abraçou. Voltou até o Gaia e nos despedimos dela e zarpamos porque não foi possível realizar a apresentação em Vila Anã, mas apenas o relato de Dona Odila. Uma pena, porque Vila Anã foi palco do vídeo do Fantástico da Globo dedicado ao barco Gaia e Projeto Fitzcarraldo em 2012 (de Ernesto Paglia). Cruzamos o Arapiuns e no caminho avistamos uma balsa gigantesca de madeira que aguardava o momento estratégico de passar diante dos postos de fiscalização que estão desarticulados e segundo relatos, sucateados e sem pessoal. Seguimos até a praia de Lago da Praia.

Moradores

327

Famílias

97

Portadores especiais

2 (ambos auditivos)

Idosos

25

Morador mais velho

Existem músicos?

Sim, uma banda (teclado, violão, guitarra)

Possui escola na comunidade

Sim. Pré ao ensino médio. Nome: Nossa Senhora de Fátima.140 alunos

Economia da comunidade

Artesanato. São 15 artesãos, vendem na hospedaria e na cidade (apoio da Turiarte). Roça, pesca e fruta. Turismo na pousada de Dona Odila

Distância de municipio mais próximo

4 horas

Rolar para cima
Pular para o conteúdo