VILA ANÃ
Distância em barco de um município: 4 horas
Representante: Ailson
(segunda 5/9) Fomos à Vila Anã onde estava acontecendo o quinto dia do Festival Piracaião, organizado pelo coletivo Jovem Tapajônico. Era o Dia Nacional da Amazônia e o grupo de jovens da vila havia terminado de redigir o manifesto “Amazônia de Pé” e fizeram uma performance com seus corpos formando os dizeres “SOMOS AMAZÔNIA” que foi fotografado por drone e pode ser visto no link: https://saudeealegria.org.br/redemocoronga/festival-piracaiao-destaca-protagonismo-juvenil-na-defesa-da-amazonia/.
O cais estava interditado pela falta de um pedaço da ponte. Fotografamos um panapaná (em tupi), uma nuvem de borboletas verdes e amarelas na praia. Falamos com o presidente da comunidade, mas todos os jovens estavam engajados na cerimônia final de encerramento da festa. Pedrinho, André e eu fomos entrevistar Dona Odila na sede da pousada. No caminho, chegando à sua casa um macaquinho zogue-zogue pulou do galho para ir ao seu encontro, mas antes foi agarrado por um cachorro grande que lhe mordeu a coluna vertebral. Dona Odila correu gritando com o cachorro, mas o estrago já estava feito. Odila, que chorava, pegou o macaquinho nos braços, mas ele se esticou, sinal que ia morrer. Vomitou saliva. Ela deixou o macaquinho que ainda estava de olhos abertos numa cesta na sombra da casa, mas quando voltamos estava morto. Tristeza! Fomos à pousada e a entrevista de uma hora foi uma das melhores dessa temporada no Gaia. Ao final Dona Odila me abraçou. Voltou até o Gaia e nos despedimos dela e zarpamos porque não foi possível realizar a apresentação em Vila Anã, mas apenas o relato de Dona Odila. Uma pena, porque Vila Anã foi palco do vídeo do Fantástico da Globo dedicado ao barco Gaia e Projeto Fitzcarraldo em 2012 (de Ernesto Paglia). Cruzamos o Arapiuns e no caminho avistamos uma balsa gigantesca de madeira que aguardava o momento estratégico de passar diante dos postos de fiscalização que estão desarticulados e segundo relatos, sucateados e sem pessoal. Seguimos até a praia de Lago da Praia.
Moradores
Famílias
Portadores especiais
Idosos
Morador mais velho
Existem músicos?
Sim, uma banda (teclado, violão, guitarra)
Possui escola na comunidade
Sim. Pré ao ensino médio. Nome: Nossa Senhora de Fátima.140 alunos
Economia da comunidade
Artesanato. São 15 artesãos, vendem na hospedaria e na cidade (apoio da Turiarte). Roça, pesca e fruta. Turismo na pousada de Dona Odila
Distância de municipio mais próximo
4 horas