BARREIRAS
Distância em barco de um município: 5 horas de barco de Almeirim
Representante: Otoniel De Castro Souza
(segunda 8/8) Acordamos às 7h00. Fomos a Barreiras. No armazém da Maria conectamos com o wifi após muitos dias, ela é a mãe de Joelma Calipso. Fomos entrevistar Manuel Serrão, 103 anos. Estava muito quente. Fomos tomar banho debaixo do cais, na sombra das pranchas. Chloé fez a oficina de argila com uma roda de meninas indicadas pela escola. Em paralelo, conversou com mães sobre alguns princípios de psicologia. Estavam interessadíssimas. Entrevistamos Pedro Pantoja no cais coberto de Barreiras. Fez um resumo ótimo, desde seu nascimento em Breves (Ilha de Marajó) aos anos da juventude transcorridos no Paru para ser “cachoerista”, o trabalho muito cansativo de transportar o conteúdo das canoas, carregadas de mantimentos e de pães de balata, para cima e para baixo por dezenas de corredeiras deste longo rio, da primeira Cachoeira de Panãma a aldeia Bonus, criada por um explorador alemão nas encostas da Serra do Tumucumaque, agora o maior parque nacional do Brasil (um mês de canoa). Depois filmamos meninos de Barreiras que se alternam em cantar canções evangélicas. Estava muito quente na Casa Pastoral. Projetamos Narradores de Javé e sorteamos 10 cestas básicas. Dormimos com outro bacurau que nos nina com seu canto. (terça 9/8) Acordamos às 8h00. Fomos ao encontro de Zeca para pagá-lo pelo serviço de acompanhar o barco Gaia até a Cachoeira de Panãma (no curso superior do Paru há muitas pedras perigosas e bancos de areia escondidos debaixo da água).
Moradores
Famílias
Portadores especiais
Idosos
Morador mais velho
Tio Antônio Teó, 105 anos. Manuel Serrão (está de cama, mas muito lúcido, pode ser um contador de histórias). Está com 90 anos
Existem músicos?
Sim, Daniel (toca guitarra na igreja e tem uma banda da igreja também)
Possui escola na comunidade
Sim, 2 mas apenas uma funciona (Dorivaldo de Oliveira). Pré ao 9º ano e também ensino médio. grande, 300 alunos. A escola tem uma biblioteca. Alguns alunos vêm de fora levam em média 30 min de barco.
Economia da comunidade
Não fazem artesanato. Trabalham com farinha e pesca. Sem turismo. Forte trabalho com o mel de jandaíra preta e amarela. Produzem em um ano, mais de 210 kg de mel. Costuma acontecer a produção de 80kg de mel 1 vez no ano de uma espécie, e 100 kg 2 vezes ao ano de outra. Ambas são abelhas sem ferrão (comprésipis e rufiventris). São apenas abelhas fêmeas, a rainha põe os óvulos e as demais são operárias. As operárias têm de 25 a 55 dias de vida em média e a rainha de 1 a 2 anos (acasala 1 única vez). Criação de búfalos.
Distância de municipio mais próximo
5 horas de barco de Almeirim