Teatro no gaiola
Uma expedição musical na Amazônia
TEATRO NO GAIOLA TEM POR OBJETIVO LEVAR AO PÚBLICO PEQUENAS MONTAGENS TEATRAIS EM DIFERENTES LINGUAGENS.
A primeira iniciativa foi a apresentação de “Pulcinella na Amazônia” – teatro de fantoches em outubro de 2017, com o ator Bruno Leone, que foi diretamente de Nápole para o rio Arapiuns, apresentando-se para cinco comunidades da região.
Depois, em 2018, a atriz Andy Rubinstein, criou a peça “No rastro de uma Estrela” apresentada nas comunidades de Tucumã e Coroca.
PULCINELLA NA AMAZÔNIA
Pulcinella (“pintinho” em italiano) é um personagem clássico que se originou na “Commedia dell’Arte” do século XVII e é um dos mais importantes personagens da arte de bonecos de Nápoles.
É um personagem versátil que serve como referência para inúmeras formas de arte, e até mesmo para a Filosofia.
Seu protagonismo na arte do teatro de bonecos contribuiu na criação de diversos outros personagens em todo o mundo, entre eles, os Mamulengos considerados patrimônio histórico do Brasil pelo IPHAN.
Mestre dos Bonecos – Bruno Leone
Bruno Leone aprendeu as estórias dos bonecos (“Guarattelle”, em dialeto napolitano) com Nunzio Zampella, último grande mestre em Nápoles deste tipo de arte, que afunda suas raízes na arte dos bobos de corte e dos saltimbancos medievais.
Aconteceu em 1978, quando Bruno Leone tinha 28 anos de idade e sua profissão era a de arquiteto junto à Prefeitura de Nápoles. Foi assim que Bruno Leone largou a profissão de arquiteto e dedicou-se integralmente a manter viva esta tradição, tanto na Itália quanto no exterior, levando seus espetáculos em cada canto do planeta, inclusive, no Brasil.
A viagem de Pulcinella na Amazônia
Teatrinho de Marionetes de Nápole, com Bruno Leone.
NO RASTRO DE UMA ESTRELA
COM ANDY RUBINSTEIN
No mini espetáculo No Rastro da Estrela, uma menina da cidade grande, Nina, entra num barco mágico em busca de uma estrela desaparecida.
Ela viaja por lugares incríveis, muito distantes e muito diferentes da sua cidade.
No caminho, ela encontra com vários animais que lhe dão pistas de onde a estrela está, mas quem realmente a ajuda a resolver a charada, são as crianças e adultos do público, que juntos descobrem o paradeiro da estrela e a colocam em cima da grande árvore mãe onde todos os animais foram também descansar!
Com todos juntos, eles podem finalmente celebrar!
Andi Rubinstein é Mestre em Teatro de Animação pela University of Connecticut. Fundadora do grupo internacional de teatro “Foreign Landscapes”, concebeu e atuou no espetáculo “By the Willow”, que fez tournée pelos Estados Unidos, Costa Rica, Canadá e Brasil e recebeu uma “Citação de Excelência” da UNIMA-USA, maior prêmio de teatro de animação nos Estados Unidos, entre outros prêmios.